Se você é apaixonado por ferramentas e equipamentos e quer saber como medir a resistência de um cabo de vela, você veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos abordar algumas das técnicas mais eficazes e práticas para garantir que seus cabos de ignição estejam em perfeito estado, além de explicar como detectar possíveis danos causados por vibração, calor e abrasão. Continue lendo e torne-se um expert no assunto!
O que é uma bobina elétrica?
A bobina elétrica, também conhecida como solenóide ou indutor, é um dispositivo que tem por função armazenar a energia produzida por campos magnéticos que são formados por uma corrente alternada.
A bobina só funciona enquanto houver alguma tensão produzida por corrente alternada em seus terminais, que ficam ligados em um fio no núcleo da bobina, este núcleo pode ser composto de material ferromagnético ou de ar.
Classificação das bobinas
A classificação das bobinas é feita de acordo com os seus núcleos. Podendo ser feito de muitos materiais e compostos por ar. Veja abaixo os principais tipos:
- Núcleo ferromagnético: Um núcleo que consegue aumentar a indutância (armazenagem de energia) da bobina. Ele tem a capacidade de acumular e aumentar as linhas e a força do campo magnético produzido pelas espiras que o envolvem;
- Núcleo toroidal: Normalmente feito de ferrite em formato de rosca, o que traça um caminho para o campo magnético circular. Ele tem alta indutância e não causa muitas perdas;
- Núcleo laminado: É usado em aplicações de baixa frequência e reduz as perdas do componente. Ele é constituído por finas lâminas feitas de aço-silício cobertas por verniz;
- Núcleo de ferrite: Composto a partir de substâncias de uma cerâmica ferromagnética. Ele é usado em aplicações de altas frequências com um grande desempenho;
- Núcleo de ar: Usado em altas frequências, as espiras não têm núcleo físico, somente ar. Ele tem uma baixa indutância e não sofre perdas por causa do núcleo.
E como funciona uma bobina elétrica?
Ocorre quando uma corrente alternada percorre um fio condutor, gerando um campo magnético ao redor, que se mantém enquanto houver variação de tensão. Quando esse fio condutor é enrolado várias vezes em torno de um núcleo ou do ar, forma espiras.
Quando essas espiras são percorridas pela corrente alternada, o campo magnético gerado em torno delas vai se acumulando e se expandindo em intensidade, ou seja, quanto mais espiras percorridas pela corrente alternada, maior será o campo magnético. Em decorrência disso, a sua intensidade aumenta proporcionalmente.

A bobina de ignição
Uma das bobinas mais conhecidas é a bobina de ignição ou bobina de carro. Trata-se de uma bobina de indução que faz parte do sistema de ignição de um veículo.
Essa bobina tem por função transformar a baixa tensão da bateria do veículo, geralmente de 12V a 15V em uma tensão entre 12.000V e 40.000V, que é a tensão necessária para gerar uma faísca na vela de ignição.
Em sua composição, a bobina de ignição possui dois enrolamentos de fio condutor: o enrolamento primário que é feito com um condutor mais grosso em poucas voltas e o enrolamento secundário que é feito com um condutor mais fino em milhares de voltas.
Como testar a bobina de ignição?
Existem algumas formas de testar a bobina de ignição. Aqui vamos citar três delas, todas realizadas com o auxílio de um multímetro:
Teste de resistência do enrolamento primário
Localize o enrolamento primário da sua bobina (consulte o manual do fabricante), coloque o multímetro na escala de 200 Ohms do modo Ohmímetro. Em seguida, teste a resistência e veja se está entre 0,2 e 1 Ohm.
Teste de resistência do enrolamento secundário
Localize o enrolamento secundário da sua bobina (consulte o manual do fabricante), coloque o multímetro na escala de 20.000 Ohms do modo Ohmímetro. Em seguida, teste a resistência e veja se está entre 4.000 e 16.000 Ohms.
Teste de Alimentação
Com a bobina energizada, faça o teste de tensão no enrolamento primário e veja se está de acordo com a tensão de alimentação.
Importante: Caso os resultados dos seus testes fiquem diferentes dos valores de referência, é indicada a consulta de um especialista para avaliar se há necessidade de troca.
A Palma Parafusos espera que este conteúdo tenha oferecido as informações necessárias sobre as bobinas, elétricas e de ignição, ajudando você a ficar expert no assunto. E se precisar de multímetros é só visitar o nosso e-commerce.